quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Questões para meditarmos sobre o catolicismo

Maria é a mãe de Deus?

Maria foi uma mulher agraciada por Deus. Foi escolhida por Deus entre várias mulheres de sua época para conceber virgem um Filho gerado pelo Espírito Santo. Maria após está gravida de Jesus casou-se com José e com José teve filhos. Maria teve aos irmãos de Jesus não virgem, pois seu esposo era José.

"Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos". Atos 1:14

Por ser gerado pelo Espírito Santo, Jesus herdou de Deus Pai sua divindade e por ser concebido por Maria, Jesus herdou sua humanidade. Jesus era totalmente homem e totalmente Deus. Jesus é Deus. Mas Maria é a mãe de Deus? Não, Maria não é a mãe de Deus. Maria concebeu um filho gerado pelo Espírito Santo. Maria não é eterna. Deus existia antes de Maria ter nascido.

James R. White diz
Maria não é mãe de Deus no sentido de que ela trouxe à luz a existência de Deus. Nós normalmente usamos a palavra “mãe” para nos referirmos a alguém que nos trouxe à luz como indivíduos, e de quem derivamos nossa natureza humana. Todavia, a Pessoa divina que se tornou Jesus, o eterno Filho de Deus (Colossenses 1:13-17), o Logos (João 1:1-14), já existia desde toda a eternidade e é o Criador de Maria. Ela foi usada para trazer o Encarnado ao mundo, mas ela não adicionou algo ou trouxe à luz o Filho Eterno que veio ao mundo através dela".

Maria intercede pelos pecadores?

Não, Maria não intercede pelos pecadores. Por ter crido em Jesus Cristo, ela está salva no céu. Mas ela não tem este poder de interceder pelos pecadores. A tarefa de interceder pelos cristãos é do Espírito Santo.

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos". Romanos 8:26,27

Maria é mediadora entre Deus e os homens?

Não, Maria não é mediadora entre Deus e os homens. De modo nenhum ela é medianeira das graças de Deus. Esta tarefa de Mediador entre Deus e os homens é exclusiva do Senhor Jesus.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem". 1 Timóteo 2:5

Todo cristão que foi beatificado intercede por aqueles que lhe recorrem em oração?

Não, os cristãos beatificados pela igreja católica não intercedem pelos que lhe recorrem em oração. Se alguém é salvo por crer em Jesus Cristo e está com Deus no céu, isso não dá a tarefa de interceder pelos cristãos que ainda estão vivendo nessa terra. Já vimos que quem intercede pelos cristãos é o Espírito Santo e quem é o mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo.

Pedro é o guardião do céu?
 
Ao dar as chaves do reino dos céus a Pedro, Jesus não estava dizendo que ele seria o guardião dos céus. Jesus estava preparando a Pedro para uma grande missão vista de forma mais clara em Atos 2, onde Pedro prega o evangelho e milhares de pessoas creem na palavra de Deus e são batizadas. Pedro não é o guardião do céu.

O apóstolo Pedro foi o primeiro papa?

Não, Pedro não foi o primeiro papa. A palavra papa quer dizer pai. Ele não foi papa. Ele foi um discípulo de Jesus que deu muitos frutos. Quando Pedro e João curaram um coxo, pessoas ficaram maravilhadas ao ver este milagre. Mas veja qual foi a resposta de Pedro ao verem estas pessoas correrem até eles maravilhadas:

E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? Atos 3:12

Pela fé em Jesus Cristo aquele homem foi fortalecido em saúde.

O papa é uma autoridade acima da bíblia?

Não, o papa não é uma autoridade acima da bíblia. A palavra do papa não é maior do que a bíblia. Antes devemos crer na palavra de Deus, lê-la, meditá-la e aplicar sua palavra as nossas vidas. Afinal, bíblia , sim, é autoridade em matéria de fé e doutrina.

O papa é infalível?

Não, o papa não é infalível. Ele é uma pessoa sujeita as paixões e pecados. Sua doutrina não é perfeita. Sua vida não é isenta de pecado e de palavras falhas.

Conclusão

Dar a autoridade de mediação a homens e mulheres é um erro. Unicamente Jesus Cristo é o nosso mediador. Dar a autoridade de infalibilidade na palavra a alguém que é como eu e você sujeito as paixões humanas e sujeito ao pecado é um erro. 

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado". Hebreus 4:15

Jesus, sim, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Jesus, sim, foi perfeito em vida, ministério e palavra. Quanto a nós Tiago é bem claro:
 
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Tiago 3:2

Quanto a palavra de Deus, ela é autoridade em matéria de fé e doutrina. A palavra de Deus não passa. E Deus é fiel para ver sua palavra sendo cumprida. 

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário