sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conselhos do Apóstolo Paulo para o amor fraternal


Vamos meditar no texto de Romanos 12:09-21.

Romanos 12:9
9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
 Romanos 12:10-11
10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Ter comunhão uns com os outros é bom, mas necessitamos de um amor fraternal vivo para ajudar uns aos outros e expressar um cuidado mútuo, porque devemos nos dedicar ao amor, as boas obras para edificação da igreja. Este serviço não é para a nossa glória, mas para o nosso Deus que é digno de toda a glória.
Romanos 12:12-13
12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 - Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Já dizia a música "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus", mas precisamos não de uma alegria momentânea, mas realmente sermos felizes no Senhor. A vida não é só alegria, passamos por tribulação, passamos as vezes necessidades. Por isso é necessário termos esperança em Deus que tem o melhor para as nossas vidas. E isto também implica a perseverança na oração. Porque esperamos em um Deus que ouve e responde as nossas orações e faz aquilo que lhe é agradável. Devemos nos comunicar com os santos, os nossos irmãos em Cristo, e assisti-los e prover aquilo que precisam. Roupa, alimento, todos precisam. E muitas vezes precisam de apoio financeiro também. O mundo mudou bastante. Mas há um bom exemplo para isso é a parábola do bom samaritano que acudiu um viajante que foi surpreendido por ladrões, e ele proveu uma bom lugar para ficar e o sustento que ele precisava. Precisamos visitar nossos irmãos e principalmente aqueles que estão em dificuldades e ajudá-los, orar por eles.
Romanos 12:14-17
14 - Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 - Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Foi o que Jesus nos ensinou: amarás o teu próximo. E ele foi além: "Amai a vossos inimigos". A vida não se constrói de vinganças. Vamos aprender sobre isto com Jesus. Ele nos amou! Também a vida cristã se constrói com empatia. Ser empático se relaciona com ser solidário e compartilhar sentimentos em atitude de amor ao próximo. “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.” (Tiago 5:13-14).
Romanos 12:18-21
18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Estes foram alguns dos conselhos que o Apóstolo Paulo deixou aos Romanos para que o amor entre os irmãos seja mais íntegro, mais perfeito para que haja mais comunhão, para que possamos ajudar uns aos outros, para perdoar e fazer bem também ao nosso próximo mesmo que este pecou contra mim ou você, para que aprendamos a orar uns pelos outros, intercedendo por nossas necessidades, para que compartilhemos das nossas alegrias e tristezas e ajudando nosso irmão nas horas de tribulação.
Romanos 12:21
21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário