sexta-feira, 15 de junho de 2012

Língua, fogo que precisa ser domado

Tiago 3:1-3, 8
1 - MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
2 - Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
3 - Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
8 - Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Esta é a verdade que como homens e mulheres podemos dominar sobre tudo o que há no mundo, animais e plantas, insetos, sobre as matérias-primas e assim transformá-la, podemos usar a técnica para aperfeiçoar a tecnologia, podemos fazer robôs se movimentarem parecidamente como um ser humano e fazê-los construir carros, podemos domar o cavalo, e muitas coisas. Mas domar a própria língua é complicado.

Tiago 3:5-6
5 - Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
6 - A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 
Veja quão poderosa é a língua, a língua é fogo.
Precisamos que Deus nos guie todo o corpo, também a nossa língua, Deixe não o fogo da sua língua o consumir, mas antes o fogo do Espírito Santo que não te  consumirás, mas te fortalecerá.
Salmos 5:8-12
8 - SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
9 - Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
10 - Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11 - Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12 - Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.
A nossa boca deve ser usada não para o pecado, mas para a glória de Deus, e às vezes culpamos a nossa língua, por que não é boa para levar o evangelho. Veja a Moisés:
Êxodo 4:10
10 - Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
Mas Deus usou grandemente este homem, mandou que Arão o acompanhasse para que conduzisse o povo, e assim promoveu o êxodo, saída do povo Hebreu do Egito.
Porque não podemos ser verdadeiros para com o Próximo? E se assemelhemos mas a Jesus, nosso Senhor.
Porque não declararmos a verdade?
Jó 27:4
4 - Não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano.
 Digo Amém! E outra vez Amém!
Salmos 12:3
3 - O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
Por isso a palavra diz para nos arrependermos para que os anjos do Senhor não nos conte com os ímpios, porque a luz de Jesus brilhará em nós.
Salmos 34:13
13 - Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
Deixemos o mal, e adore aquele que é digno de todo louvor e toda glória, Jesus.
Salmos 35:28
28 - E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.
 Deus é justo e suas palavras são justiça.
Salmos 119:172
172 - A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
Devemos agradar a Deus, devemos amar ao nosso irmão, ao nosso próximo e agirmos diferente do que desagrada a Deus:

Provérbios 6:16-19
16 - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
17 - Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 - O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 - A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Com que uma testemunha falsa profere mentiras e uma pessoa semeia contendas entre irmãos? Com a língua.
Deus está fazendo a obra e sua obra não é somente para os que estão sãos fisicamente, mas para todos, basta deixar ele fazer a obra em ti, sua vida tem propósito, apesar de todas as dificuldades.
Isaías 35:6
6 - Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
Na Terra há mais de 180 nações, mais de 6 bilhões de pessoas no mundo, mas Deus não se esqueceu de nenhuma, aos que tiverem boas obras, aos que realmente amarem ao Deus eterno, estes serão concidadãos dos santos(Efésios 2:19), serão feitos reis e sacerdotes por Jesus(Apocalipse 1:06). Deus não está sendo injusto com ninguém, mas para tudo há um propósito, lembre das bem-aventuranças(Mateus 5:1-12). Jesus quer reinar sobre todos nós, todos que aceitarem sua eterna palavra e o seu reino serão cidadãos entre os santos. Deus selará o seu Espírito Santo sobre você se o aceitar(Efésios 1:13), então quando os anjos vierem fazer a colheita do trigo, você será colhido, enquanto o joio separado para o fogo ardente. Deus reinará, os ateus já não poderão não crer, embora aceitar é outra questão. Deixe Jesus reinar!
Daniel 7:13-14
13 - Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário